LENTES ESFÉRICAS OU ASFÉRICAS: QUE TIPO USAR?
Lentes asféricas são mais planas e finas do que as convencionais (esféricas). Portanto, melhoram a aparência dos olhos atrás dos óculos e a visão do usuário. Certo? Nem Sempre! Na verdade, as lentes asféricas devem ser usadas apenas por pessoas com uma alta dioptria (grau elevado). Isso quer dizer acima de 3 graus, não importando se de miopia, de hipermetropia ou de astigmatismo.
As lentes asféricas têm uma curva na superfície externa que se aplana à medida que se aproxima da borda. Se uma pessoa com baixa dioptria usa uma lente asférica, pode acabar tendo o campo e visão limitado. E, nesse caso, não adianta culpar a lente e o óptico por enxergar mal, porque o problema na verdade é a escolha errada da lente. Mas, para quem tem grau elevado, os benefícios das asféricas são inquestionáveis: o campo de visão melhora, e a aparência, idem.
Por isso, leve em conta o formato da armação mais recomendado à sua necessidade e os tipos de lente disponíveis. O aspecto dos óculos é muito valorizado e desejado, afinal, ninguém gosta de mostrar as suas limitações e os seus problemas.
As lentes também possuem tratamentos aplicativos para inibir seu brilho natural. Nos casos de míopes, antes do advento dos tratamentos anti-reflexo, quando olhávamos para uma lente percebíamos a formação de anéis em seu interior.
Tratamentos inadequados e sem qualidade, além de não atingirem o objetivo, não duram, descascam e geram um efeito "craquelado". As lentes podem ir para o lixo. Bons tratamentos beneficiam a visão com alta qualidade de transparência e excelente durabilidade.
Outros detalhes podem reduzir as distorções provocadas pelas lentes côncavas e convexas com alto grau. Para ambos os casos, lentes feitas com material de alto índice de refração, como o cristal hilite e o policarbonato, evitam os efeitos de "fundo de garrafa" e de "olhos grandes". Elas são capazes de receber altas dioptrias e, ainda assim, manter uma espessura mais fina. Isso acontece porque os materiais com alto índice de refração têm maior capacidade para redirecionar corretamente o feixe de luz para dentro do olho. Para conseguir o mesmo efeito corretivo de uma lente desse tipo, uma lente de baixo índice de refração com o mesmo grau precisará ser mais grossa. Assim, quanto maior o índice de refração do material, mais plantas serão as curvas das lentes e menor será sua espessura.
FONTE: LIVRO "OLHAR ATENTO"
AUTORES: DEBORAH E FRANCISCO VENTURA
2 comentários:
adorei, bem precisa
Legal.
Postar um comentário