A EVOLUÇÃO DA ARMAÇÃO

Somente alguns séculos após a invenção dos óculos começaram a surgir recursos um pouco mais práticos para fixá-los no rosto. Os espanhóis amarravam os óculos na cabeça com fitas de seda, os chineses improvisaram hastes com pesos pendurados nas pontas, os franceses criavam verdadeiras jóias cravadas com pedras preciosas na forma de lorgnons e lorgnettes (armações com uma única haste lateral par ser segurada com as mãos, que são diferenciadas apenas pelo tamanho).





<--LORGNONS l                   LORGNETTES-->




Foi então em 1730 que o óptico inglês Edward Scarlett aperfeiçoou as armações criando hastes com pontas curvadas , encaixadas atrás das orelhas. Vinte anos mais tarde, outro inglês chamado James Ayscough desenvolveu óculos com hastes similares as de Scarlett, porém dobraveis na forma que conhecemos hoje.
Em 1825, o frances Joseph Bressy desenvolveu a primeira armação pince-nez. Sem hastes as peças contiam um semicirculo flexível no lugar da ponte, permitindo que os óculos ficassem "pinçados" no nariz. O modelo foi o favorito da classe média alta européia por quase um século.

PINCE-NEZ





FONTE: LIVRO - OLHAR ATENTO
AUTORES: DEBORAH E FRANCISCO VENTURA




0 comentários:

Postar um comentário